ClickFrio Ar-Condicionado

Cortina de Ar: O que é, como funciona, para que serve e quais as vantagens?

Cortina de Ar é um equipamento que tem a função de isolar a temperatura externa da interna de um ambiente. Saiba como funciona e quais as vantagens.

cortina de ar

Muito provavelmente você já entrou em um estabelecimento e sentiu um vento forte gelado vindo de cima, bem na entrada, certo? Esse vento é gerado por uma cortina de ar. Esse equipamento é uma solução super econômica que ajuda na climatização de ambientes.

Ela é muito comum em estabelecimentos que precisam ficar com as portas abertas, como empresas, indústrias alimentícias, frigoríficos e lojas. No entanto, pode ser usada em residência. Ela serve para manter a temperatura do ambiente conforme programada.

Como funciona a cortina de ar?

A cortina de ar geralmente é instalada em locais que já têm ar-condicionado, mas que no entanto, não podem ter as portas ou janelas fechadas, como é o caso de algumas lojas. Isso garante um ambiente agradável mesmo com o trânsito constante de pessoas. Ela pode ser instalada em cima das portas de entrada e saída, por exemplo.

Ela garante ainda que poeira, insetos, poluição e odores desagradáveis da rua não entrem no local. Isso acontece por conta da barreira de ar que ela forma, que evita a passagem de poeira e bactérias. No geral, a cortina fica a uma altura de aproximadamente de 2,50 metros e, assim, ela evita a troca de calor entre o ambiente de dentro e o de fora.

A cortina de ar tem duas partes, a de dentro e a de fora, sendo que a parte de dentro faz a ventilação e aquecimento do ambiente em que o aparelho é colocado. Já a parte de fora, faz com que o aparelho trabalhe em silêncio. Dessa forma, ela não não deixa as temperaturas se misturarem.

Tipos de cortina de ar: Industrial e comercial

De modo geral, existem dois tipos de cortina de ar disponíveis no mercado, sendo cortina industrial e a cortina comercial. Ambas tem a mesma função: criar uma barreia de ar para evitar que o ar do exterior entre para o interior e vice-versa.

Cortina de ar industrial

São indicadas para isolamento térmico para diversos tipos de industrias, sendo as principais as metalúrgicas, indústrias alimentícias, automotivas, têxteis e eletrônicas, siderúrgicas, laboratórios, e outros estabelecimentos onde é necessário manter a qualidade do ar e a temperatura ambiente em nível adequado. Os modelos industriais podem chegar até 8 metros.

Cortina de ar comercial

Esse modelo é menor e sua instalação geralmente é feita em cima de portas e janelas de estabelecimentos comerciais como lojas, farmácias, mercados, etc. É uma forma de garantir a climatização do ambiente e, além disso, não é necessário realizar nenhuma mudança na estrutura do local.

Quais são os benefícios da cortina?

A principal vantagem de instalar uma cortina de ar é que ela não gasta muita energia, pois impede a troca de ar quente e frio. Ela pode economizar até 35% de energia elétrica, já que evita que o ar-condicionado trabalhe na sua capacidade máxima. Isso também resulta na prolongação da vida útil dos equipamentos de refrigeração e aquecimento.

A cortina possui fácil instalação, já que não necessita interferir na estrutura da sua loja ou casa. E conta ainda com proteção contra a umidade e o vento. Ela funciona como isolante térmico quando as portas estão abertas. Protegendo assim o ambiente contra fumaça, poeira e insetos, assim como odores externos.

Este tipo de aparelho é versátil e pode ser aplicado em diversos tipos de estabelecimentos e residências. Seu funcionamento é silencioso e o preço acessível, trazendo assim um ótimo custo-benefício.

Cortina de ar ou ar condicionado?

Por executarem funções similares a dúvida sobre optar por um detrimento do outro pode surgir. No entanto, você não tem que optar por um ou outro. Como mencionado no começo deste artigo, o ar condicionado e a cortina de ar devem ser utilizados em conjunto para proporcionar maior conforto no ambiente.

O ar-condicionado pode resfriar todo o ambiente, enquanto isso a cortina de ar atua apenas produzindo um jato de vento diretamente abaixo de onde está instalada. Dessa forma, a cortina isola a temperatura daquele espaço, fazendo assim com que o ar-condicionado tenha mais eficiência na climatização.

como funciona cortina de ar

Além disso, contribui para que ele consuma menos energia elétrica. O equipamento pode ser especialmente útil em lugares com grande movimentação de pessoas, como estabelecimentos comerciais. Portanto, a cortina não substitui mas pode ser um grande aliado ao ar condicionado.

Quem pode usar?

Como mencionado, as cortinas de ar são usadas principalmente em espaços com grande circulação de pessoas. Existem diversos tipos de modelos disponíveis no mercado, que variam de 90m a 1,75m de largura e 3m de altura.

  • Modelos de 150cm: As cortinas de ar de 150cm são mais muito comuns em locais públicos, com maior circulação de pessoas ou que contam com grandes entradas como é o caso de teatros, hospitais, ginásios, exposições, igrejas, cinemas, escolas, supermercados, etc. Em certos casos, é necessário utilizar até mesmo mais de um aparelho.
  • Modelos de 90cm ou 120cm: São usadas em locais menores e sem tanto fluxo de pessoas como academias, lojas, restaurantes, bares, cabeleireiros, etc.

As cortinas de ar podem ainda serem usadas na indústria, para separar os ambientes de fumantes e não fumantes em alguns locais como é o caso de hotéis e aeroportos e até mesmo no transporte coletivo.

Quais fatores reduzem a eficiência da cortina?

As cortinas de ar funcionam muito melhor quando a diferença da temperatura do ambiente externo e interno são poucas, isto é, quando ambos são semelhantes. No entanto, há outros fatores que influencia na redução da eficiência, são eles:

  • ambiente externo com muito vento;
  • ambiente externo muito mais quente do que a temperatura almejada pelo ar-condicionado;
  • ambiente externo muito úmido ou chuvoso;
  • proximidade de elevadores, em especial de uso frequente.
  • muita sujeira (poeira, bactérias, fungos, etc) por falta de limpeza e higienização.

Limpeza e manutenção da cortina de Ar

Assim como o ar-condicionado, e qualquer outro equipamento, a cortina de ar também necessita de limpeza e manutenção para realizar sua função de forma eficaz e gerar economia de energia elétrica no estabelecimento. São cuidados simples, mas que devem ser realizados periodicamente.

Mantenha seu equipamento sempre limpo, use um pano seco para limpar os rotores e carcaça e evite que haja acumulo de poeira. Não use produtos de limpeza “multi-uso”, pois eles podem danificar a aparência do seu aparelho. É importante que você desligue a cortina de ar sempre que for realizar algum tipo de manutenção, até mesmo a limpeza diária. Para evitar levar choque.

Observe se os parafusos de fixação do aparelho estão firmes e quando necessário faça o aperto. É interessante que você faça limpeza profissional pelo menos uma vez no ano, para isso contrate um técnico especializado em limpeza e manutenção de cortina de ar. No entanto, se você notar que o seu aparelho não está funcionando corretamente ou notou algo fora do comum, não hesite em chamar um especialista.

Como você pode ver no texto acima, as utilizações da cortina de ar variam e podem se adequar às suas necessidades. Se você está interessado em adquirir um equipamento desses, veja no post sobre as melhores cortinas de ar do mercado.

Deixe um comentário