Qual período de garantia do ar-condicionado?

Como saber se meu ar condicionado está na garantia? Qual o período de garantia? Se eu contratar uma empresa não autorizada para instalar meu aparelho perco a garantia? Tire todas as dúvidas sobre garantia do ar-condicionado abaixo.

garantia do ar condicionado

Reparos no aparelho de ar condicionado são uma despesa que a maioria dos proprietários não gostaria de enfrentar. Mas, para que o equipamento funcione perfeitamente este gasto é necessário. Uma forma de se esquivar é verificar se o seu sistema está coberto por uma garantia do ar-condicionado.

Esta garantia pode cobrir reparos caso o seu ar condicionado apresente algum defeito dentro do prazo estabelecido. Se você acabou de comprar um equipamento de refrigeração, provavelmente ele está coberto pela garantia do fabricante. A garantia do ar-condicionado dos fabricantes no Brasil varia de marca para marca, mas geralmente é de no mínimo 1 ano, e normalmente cobrem o compressor.

Há também a garantia de instalação do ar-condicionado que é dada pela empresa ou técnico profissional que realizou a instalação do aparelho no ambiente. Geralmente, esta garantia é de 90 dias.

Se você está com dúvidas sobre a garantia do ar-condicionado, este post é para você! Nós analisamos as principais marcas do mercado e criamos uma lista (que está mais abaixo) para que você possa ficar por dentro das garantias oferecidas pelas fabricantes no Brasil.

O que é a garantia do ar-condicionado?

O CDC (Código de Defesa do Consumidor) estabelece uma garantia legal com prazo de 90 dias para que o cliente possa reclamar de problemas ou mal funcionamento do produto. Já as fabricantes, a fim de fidelizar mais clientes, oferecem um prazo maior, que pode ser de três anos (como é o caso da York e Elgin), mas geralmente é de apenas um ano. Fabricantes como a Samgung por exemplo oferecem 10 anos de garantia no compressor do ar-condicionado.

Você pode ter a garantia do produto estendida quando a instalação do aparelho é realizada por uma empresa credenciada e autorizada. Algumas marcas informam que a garantia é a mesma tanto para empresas credenciadas e não credenciadas.

Isso significa que existem duas garantias quando se trata de ar-condicionado: a garantia do fabricante (produto) e do instalador (empresa que instala).

Meu ar condicionado tem garantia?

Se você acabou de comprar um equipamento, é muito provável que seu ar-condicionado tenha garantia. Você também pode obter a garantia após a instalação. Se você tem dúvidas, tente o seguinte:

  • Verifique os documentos e manuais que você recebeu após a compra do aparelho e também após a instalação.
  • A grande maioria dos fabricantes disponibilizam informações sobre a garantia dos modelos em seus sites. Você provavelmente deve ter em mãos o número de série e modelo do aparelho para encontrar esta informação. Se você não souber o número,  você pode encontrá-lo na placa de identificação do equipamento.
  • Entre em contato com o fabricante ou com o instalador para ter informações sobre a garantia do aparelho.

Garantia do ar-condicionado por marca

A verdadeira garantia do ar condicionado varia muito de marca e modelo do equipamento. Os fabricantes oferecem diferentes termos de garantia em suas próprias linhas de produtos e geralmente oferecem garantia estendida para algumas opções de compra ou instalação.

Para que você tenha uma noção das garantias oferecidas pelas fabricantes de ar condicionado, preparamos a lista abaixo.

  • Garantia ar condicionado Brastemp: a garantia é de 12 meses, sendo os três primeiros da garantia legal e os nove restante oferecidos pela empresa.
  • Garantia ar condicionado Consul: garantia legal de três meses mais nove meses de garantia contratual ou especial. A partir de 12 meses é possível contratar a garantia estendida.
  • Garantia do ar condicionado Electrolux: três meses de garantia legal estabelecida pelo CDC e de 12 a 24 meses (com garantia estendida).
  • Garantia ar condicionado Fujitsu: garantia de 12 meses.
  • Garantia de ar condicionado Gree: três meses de garantia legal e 12 meses no aparelho e 5 anos de garantia no compressor.
  • Garantia ar condicionado Hitachi: garantia de 1 ano.
  • Garantia ar condicionado Komeco: de 1 ano a 3 anos (varia de acordo com o modelo de ar condicionado adquirido).
  • Garantia do ar-condicionado LG: garantia de 12 meses. Caso o defeito seja por conta da instalação do aparelho a garantia é anulada (mediante a análise).
  • Garantia do ar-condicionado Mídea: 1 ano para aparelhos splits e 2 anos para novos aparelhos inverter.
  • Garantia ar condicionado Panassonic: 12 meses no aparelho e 5 anos no compressor.
  • Garantia Philco para ar-condicionado: 1 ano de garantia e 2 anos de garantia estendida.
  • Garantia de ar-condicionado Samsung: 1 ano no aparelho e 10 anos de garantia no compressor.
  • Garantia aparelhos Springer: 12 meses de garantia.
  • Garantia aparelho York: 3 anos de garantia do fabricante.

Quando comprar um novo ar-condicionado, sempre investigue a garantia do estabelecida pelo fabricantes escolhido. Você precisa compreender o que ele cobre e o que é necessário fazer para poder usufruir das coberturas.

Perco a garantia por não instalar ar condicionado em uma empresa não autorizada?

Se você optar por instalar um aparelho com uma empesa não credenciada ou não autorizada pela fabricante você poderá ter sua garantia estendida cancelada. Sendo assim, terá somente os três meses (90 dias) de garantia legal que é determinada no CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Para fidelizar os clientes, a maioria dos profissionais e técnicos autônomos oferecem garantia para o serviço prestado. Então um dica é que você encontre profissionais que emitam nota fiscal e dê garantias. Essa garantia geralmente engloba o procedimento e peças no processo de instalação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima