ClickFrio Ar-Condicionado

Ar condicionado não está funcionando direito? Conheça os principais problemas

Seu ar condicionado não está funcionando como deveria? Notou algumas falhas em seu aparelho que alteraram sua eficiência? Fique atento, esses sinais são indicações de que um reparo é necessário!

Ar condicionado não está funcionando direito

O ar-condicionado pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas. Usado em casa ou empresas, ele deixa o ambiente agradável controlando sua temperatura em qualquer estação do ano. Com a devida manutenção, o aparelho pode durar bastante tempo. No entanto é preciso tomar cuidado aos sinais que indiquem problemas.

Quanto antes identificá-los mais rápido podem ser resolvidos. Desde uma mudança na conta de energia até mal funcionamento na hora de acertar a temperatura, estes são problemas que podem ocorrer.

Neste artigo você vai entender os principais fatores que podem sugerir no seu aparelho e o que fazer quando seu ar condicionado não está funcionando corretamente.

5 Sinais que o ar condicionado não está funcionando corretamente e precisa de manutenção

1 – Aumento no consumo de energia elétrica

O aumento brusco no consumo de energia pode significar problemas no compressor. É importante lembrar que, como qualquer outro aparelho, o ar condicionado também tem um tempo limitado de vida útil. Se for um aparelho muito antigo, pode ser que suas engrenagens consumam mais energia para tentar compensar o desgaste físico natural que ocorre conforme o tempo passa.

Se esse for o seu caso, a melhor solução é trocar o aparelho por um modelo mais novo. Por si só, os novos modelos são mais econômicos que os modelos mais antigos, além disso, modelos com a tecnologia inverter podem gerar até 60% de economia na energia elétrica. Isso acontece porque o ar-condicionado inverter trabalha sem “picos de luz”.

Leia também: Ar-condicionado gasta muita energia?

2 – Problemas de saúde relacionados e mal cheiro do ar

A maioria dos tipos de ar condicionado presentes no mercado atualmente apresentam a função de filtrar o ar. Ela pode ser muito útil pois o ar parado e abafado em locais fechados, facilita o contágio de doenças, vírus, bactérias e fungos entre as pessoas.

Em ambientes muito úmidos, os condicionadores contribuem para diminuir a umidade relativa, que deve estar em torno dos 35%. No entanto, existem lugares em que o inverno é muito seco, neste caso então é recomendado que se use também um umidificador de ar.

Essas precauções podem ajudar a evitar doenças. No entanto, se ainda assim as pessoas no ambiente apresentarem problemas de saúde talvez possa significar uma questão de higienização. Se ele começar a exalar um cheiro desagradável, por exemplo, este pode ser o caso.

A limpeza do filtro de ar condicionado precisa ser feita mensalmente ou ainda a cada 15 dias se houver muito movimento no local. O acúmulo de sujeira, poeira, poluição e microrganismos como fungos e bactérias pode fazer com que surjam odores desagradáveis, além das alergias, como mencionado.

Existem modelos de ar condicionado chegam a ter purificadores que eliminam até 99% das impurezas do ar. O filtro deve ser substituído entre 6 e 12 meses de uso e, pelo menos uma vez por ano, é necessário contratar um profissional qualificado para fazer a limpeza e manutenção do aparelho.

3 – Ar condicionado vazando água

Se o seu ar condicionado não está funcionando corretamente, ele também pode estar com vazamento de água.

Este problema pode ser causado por sujeira no filtro ou pelo desnivelamento do aparelho. Limpe o filtro e nivele o aparelho corretamente na parede. Se mesmo após a limpeza o problema persista, é interessante que você chame um técnico especializado para identificar o verdadeiro motivo.

4 – O ar-condicionado não liga

Quando o ar condicionado não liga você deve conferir, primeiramente, o termostato para ter certeza que ele não está zerado. Se este não for o caso, o problema pode estar no disjuntor. Um pico de energia pode ter desarmado o disjuntor. Está situação é mais comum em imóveis antigos, onde a rede elétrica é mais velha e fraca e existe um risco maior de a fiação entrar em curto.

Então basta ligá-lo novamente e tudo funcionará normalmente. Se isso voltar a acontecer é recomendado que chame um eletricista, pois o problema na fiação elétrica é algo sério e que precisa de atenção para evitar problemas maiores.

Caso esteja tudo OK com o termostato e disjuntor, mas ainda sim o seu ar condicionado não ligar ou fica ligando e desligando sozinho, você deve entrar em contato com a fabricante (caso esteja na garantia) ou então chamar um técnico para identificar o problema.

5 – Ar-condicionado não gela

Neste caso, o problema pode ser nos componentes internos que não estejam funcionando adequadamente, filtro de ar muito sujo ou ainda o caso de vazamento de gás. Quando isso acontece o aparelho trabalha mais, se desgasta e mesmo assim não consegue suprir suas funções. Chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo. Saiba como é feita a manutenção do ar-condicionado.

Geralmente, esses são os principais problemas que fazem com que o ar condicionado não está funcionando como deveria. Portanto, é necessário ficar atento as mudanças e chamar um técnico quando observar qualquer alteração em sua eficiência ou consumo.

Deixe um comentário