Veja o passo a passo de como limpar ar condicionado corretamente e garanta que seu aparelho funcione de forma eficiente e garantindo o baixo consumo de energia.
Percebeu que o rendimento do seu ar condicionado não é o mesmo de quando você comprou? Então, certamente ele precisa de uma limpeza. Com o tempo os filtros do seu aparelho ficam sujos e cheios de bactérias e fungos que podem afetar o funcionamento do seu equipamento, e causar problemas à sua saúde.
Para garantir o funcionamento correto do seu ar-condicionado e evitar problemas respiratórios causados por fungos e bactérias, é de extrema importância que você saiba como limpar ar condicionado corretamente. Veja aqui o nosso passo a passo e realize você mesmo a limpeza.
Por que é importante fazer a limpeza do ar condicionado?
O ar-condicionado se tornou um item indispensável em muitas residências, escritórios e comércio brasileiros, visto que é um país com o clima muito quente, e que no verão as temperaturas passam facilmente dos 40ºc em alguns estados.
O aparelho funciona de forma bem simples: absorvendo o calor externo, refrigerando-o e substituindo o ar quente do ambiente por um ar frio e agradável.
No entanto, este processo precisa de cuidados e algumas observações. Um dos principais cuidados que devemos tomar é com o filtro de Ar, uma vez que ele acumula poeira, sujeira e milhares de bactérias, além de pelos de animais que podem dificultar a saída de ar e fazer com que o aparelho gaste mais energia do que o normal.
Esse é um dos motivos para realizar a manutenção e limpeza do ar-condicionado frequentemente. Outros benefícios incluem:
- não acúmulo de bactérias e fungos no aparelho;
- prevenção contra vazamentos;
- inibição do mau cheiro;
- redução dos gastos com de energia elétrica;
- diminuição dos ruídos;
- prevenção de problemas de saúde respiratórios aos usuários;
- manutenção da capacidade de resfriar o ambiente completamente;
- prevenção contra o congelamento das peças;
- impedimento das falhas nas bobinas e compressores;
- prevenção contra o enferrujamento e corrosão das peças, aumentando a vida útil do aparelho;
- obstrução e entupimento das turbinas, filtros, serpentinas e canos.
Veja como fazer a manutenção do ar condicionado Split.
Como limpar ar condicionado? Passo a passo
Antes de começarmos o nosso passo a passo para que você possa realizar a limpeza do ar-condicionado, é importante que você: DESLIGUE O APARELHO E RETIRE-O DA TOMADA.
Feito isso, vamos aos passos:
1 – Limpando a Unidade Interna (Controle remoto, tampa e painel frontal)
Você vai precisar de:
- Pano seco
- Água limpa
Como limpar ar condicionado
Use o pano seco e macio para fazer a limpeza da unidade interna (evaporadora) do ar-condicionado e também do controle remoto. Caso a evaporada esteja muito suja, você pode umedecer o pano na água limpa. Em hipótese alguma use produtos químicos, como os ‘multi-uso’, eles podem danificar sua máquina.
Você também pode remover o painel frontal para limpar a parte interior do aparelho. Remova-o puxando e lave com água corrente. E seque-o com um pano seco e macio. Depois de limpar, basta colocá-lo novamente no lugar. Coloque com cuidado para que não quebre nenhum prendedor.
2 – Limpando Filtros de Ar
Alguns aparelhos mostram quando os filtros de Ar devem ser limpos com um indicador no painel.
- Desligue o aparelho e abra o painel frontal;
- Pressione a aba que da suporte ao filtro para soltá-lo, em alguns modelos é necessário levantá-lo um pouco;
- Remova o filtro de Ar do seu ar-condicionado e use um aspirador de pó para remover toda a poeira. Se não for o suficiente, você pode usar um pano umedecido com detergente neutro para limpar a peça. Depois de realizar a limpeza, deixe o filtro secando na sombra por cerca de 10-15 minutos.
A limpeza do filtro deve ser feita de acordo com o uso do seu aparelho, veja abaixo:
- Uso diário (dia e noite): uma vez a cada 30 dias.
- Somente uso na parte da manhã ou anoite: uma vez a cada 60 ou 90 dias.
- Locais muito empoeirados: a limpeza deve ser feita toda semana.
Atenção:
- Não utilize, lixas ou polidores para realizar a limpeza da evaporado;
- Não faça o uso de produtos de limpeza químicos;
- Não lave com água quente (acima de 40ºC), você pode danificar os filtros de Ar e peças de plásticos;
- Coloque todas as peças removidas antes de ligar o aparelho.

3 – Limpando a Unidade Externa (condensadora)
Também é importante limpar a unidade externa do aparelho (condensadora).
- Limpe com frequência as serpentinas de troca de calor e as áreas abertas do painel da unidade externa. Remova toda poeira, folhas, gravetos e outros detritos;
- Se você observar que a estrutura está enferrujando é interessante que você aplique um pouco de tinta (da cor da estrutura) ou esmalte sintético para evitar que a ferrugem aumente;
- Caso o trocador de calor e as áreas do painel estejam totalmente cobertos poeria ou sujeira é possível limpá-los com a ajuda de um aspirador de pó. No entanto, somente um técnico experiente e qualificado pode realizar esse processo.
- Para uma limpeza mais eficiente da condensadora utilize detergente neutro ou spray específicos. Para facilitar a limpeza você deverá abrir a condensadora e remover todas as peças que estão empoeiradas e sujas. Faça a aplicação do detergente com a ajuda de um pincel, em seguida, jogue água. Esse processo também deve ser feito por um técnico experiente e qualificado.
Atenção: Serpentinas sujas ou entupidas reduzem a eficiência de operação do sistema e consequentemente causam maiores custos operacionais e de consumo de energia.
Limpeza de ar condicionado com profissional qualificado
A manutenção e limpeza preventiva do ar condicionado deve ser feita regularmente, mas é indispensável que o aparelho receba uma limpeza profissional, pelo menos uma vez no ano, para garantir que o equipamento funcione da melhor forma e continue trazendo benefícios para sua saúde e seu bolso.
O técnico qualificado irá desmontar totalmente o seu aparelho e irá usar produtos e equipamentos específicos para realizar a limpeza (o ideal é que seja usado produtos biodegradáveis) e, no final, aplicará um antibactericida para prolongar o efeito da limpeza.
As peças que o técnico deverá limpar são:
- bandeja;
- serpentina;
- parte frontal;
- rotor ventilador;
- trocadores de calor;
- cano de dreno.
Esperamos que este post possa ter ajudá-lo a entender a importância da limpeza do ar-condicionado e como realizar o procedimento. Qualquer dúvida, comente abaixo!