ClickFrio Ar-Condicionado

Climatizador de Ar: Como funciona? É igual ao ar-condicionado?

O que é climatizador de ar? Como funciona esse tipo de aparelho de ar? É igual ao ar condicionado? Tire essas e outras dúvidas abaixo e saiba se é a melhor opção para você!

climatizador de ar como funciona

O climatizador de ar é usado em casos onde a potência de um ar-condicionado seria demais. O aparelho é capaz de refrescar o ambiente sem resfriar em demasiado. É ideal para as estações do ano onde o clima está mais ameno. Também é muito procurado em regiões mais secas para resfriar o ar e tornar mais agradável.

O climatizador não só resfria como também pode aquecer em certos modelos. Dessa forma, pode ser usado durante várias estações do ano. Ele pode aquecer no inverno e esfriar no verão. Devido ao clima tropical do Brasil, sem estações muito definidas em maior parte dos estados, ele pode ser bastante útil. Isso porque é muito adaptável e promove uma sensação de bem estar ao amenizar o clima do ambiente.

Como funciona climatizador de ar? É igual ao ar condicionado?

Na verdade, o climatizador de ar funciona mais como um ventilador, do que como um ar-condicionado.

Climatizadores só conseguem diminuir a temperatura do ambiente em 2º ou 5º graus, isto quer dizer que ele apenas alivia o calor, mas não refrigera totalmente o ambiente, como acontece com o ar-condicionado. Tenha em mente que climatizadores de ar são como ventiladores turbinados, que além de promover um vento agradável, umidifica o ar do ambiente, e em alguns modelos é possível também aquecer o ambiente e eliminar bactérias e fungos.

Quais as vantagens de ter um climatizador?

Diversos modelos de climatizadores de ar contam com purificadores de ar. Através da função “ionizador”, o aparelho elimina microrganismos prejudiciais à saúde, como fungos, bactérias e ácaros. Isso pode contribuir muito para a saúde de pessoas que possuem problemas respiratórios.

Existem também os que contam com a função de “umidificador”. Esse modelo traz um compartimento para que o usuário coloque água gelada e gelo, e assim é capaz de liberar gotículas minúsculas de água gelada no ar. A função é potencializada com a renovação do ar, que acontece através de uma janela ou porta aberta próxima à parte traseira do aparelho.

Dependendo do modelo você pode aproveitar diferentes funções, e usar um único aparelho como climatizador, aquecedor, umidificador e purificador de ar. Tudo isso com um valor mais acessível do que seria gasto em um ar condicionado, por exemplo, que ainda consome mais energia elétrica. Além disso, o aparelho não emite nenhum tipo de gás na atmosfera, tendo assim menor impacto negativo no meio ambiente.

O climatizador de ar é ainda um aparelho portátil. Podendo assim ser levado de um cômodo para o outro. Você pode utilizar ele em diferentes cômodos da casa ao decorrer do dia, ou ainda levar quando for acampar, por exemplo.

Como usar e onde instalar o climatizador de ar?

E muito simples usar o climatizar e você pode usá-lo onde quiser! No caso do climatizador frio, por exemplo, basta colocar água gelada ou gelo no reservatório, ligá-lo e ele fará com que o ar úmido e gelado esfrio o ambiente. Há também modelos que oferecem bolsas de géis e reservatórios extras que vão do freezer direto para o aparelho.

O climatizador de ar quente e frio, aquece o ambiente com apenas um toque de botão. Não é necessário colocar água quente ou fervente para ter o ar mais quente e agradável nos dias de inverno. Além disso, esses modelos são extremamente seguros, quando ele começa a esquentar mais que o normal, ele desliga automaticamente!

Esses aparelhos podem ser usados por qualquer pessoa, mas é muito indicado para ser utilizado no quarto de crianças, principalmente bebês. Suas funções são ideais para ajudar os recém-nascidos a dormirem melhor. Isso porque o ar muito seco ou poluído pode gerar ressecamento das vias aéreas, causando sede e tosse, não deixando que o bebê durma tranquilo durante a noite.

O climatizador diminui a temperatura e evita mudanças muito bruscas no ar, como a diferença ao se passar de um ambiente quente para frio. É recomendado usar água fervida ou filtrada para abastecer o climatizador na função umidificador e assim ajudar a manter uma temperatura amena.

A entrada de ar, localizada na parte traseira do aparelho, deve ficar afastado da parede, para que permita que o ar circule com mais facilidade. É necessário que o mantenha distante de qualquer coisa que possa bloquear a entrada ou saída de ar. Tome cuidado também para evitar vazamento da água do reservatório, você pode fazer isso mantendo o aparelho sobre uma superfície plana.

Quando o climatizador de ar é indicado?

O climatizador pode esfriar, e em alguns modelos aquecer, em uma pequena escala. Isso ajuda a amenizar o clima em regiões onde as variações entre estações não são tão severas. Ele é especialmente indicado para lugares de clima seco.

Os climatizadores de ar podem ser levados para qualquer lugar. Isso ajuda pessoas que passam o dia em casa com um bebê, por exemplo, e precisam levar ele a cada cômodo mas querem garantir o ar purificado. Também pode ser de grande ajuda para quem viaja muito. O aparelho ainda possui controle remoto, o que facilita sua utilização.

Este aparelho possui um filtro que retira do ar a poeira e microrganismos que causam doenças como a rinite. Portanto é muito recomendado tanto para crianças quanto para adultos que possuem problemas respiratórios.

O climatizador também é mais barato que um ar condicionado, além disso consome menos energia elétrica. Seu sistema é ainda totalmente inofensivo ao meio ambiente. Sendo assim, você não precisa ficar tão preocupado quanto ao seu uso constante.

Existem modelos com diversas funções como aquecer, filtrar o ar, e o mais básico umidificador. Elas podem ser usadas através das estações do ano e de acordo com suas necessidades, seja de conforto ou saúde.

Confira alguns modelos de climatizadores abaixo:

logo amazon

Climatizador de Ar Britânia – Só Frio, Branco, 110volts

logo amazon

Climatizador de Ar Plhico – Quente e Frio, Branco, 220v

Climatizador de Ar Cadence Breeze – Só Frio, 110v

logo amazon

Climatizador Comfort Air MONDIAL Branco, 110V

logo amazon

Climatizador Individual Magic Air 750 ml USB, Elgin, Branco

logo amazon

Climatizador Olimpia Splendid Peler 4 – 127v, Branco

logo amazon

Climatizador de Ar Elgin FCE – Branco 7.5L, Frio, 110v

logo amazon

Climatizadorr Ventisol, CLI70-02 220V PREMIUM

Veja nosso post sobre os melhores climatizadores de ar do mercado. E saiba como escolher o modelo ideal para suas necessidades.

Dicas para manter seu climatizador em bom estado de uso

  • Coloque a água gelada, gelo ou a bolsa de gel antes de ligar o aparelho.
  • Para potencializar o climatizador nos dias mais quentes do verão, uma dica é utilizar gelo industrializado, que demora mais para derreter. Se não tiver, não tem problema, faça gelo em recipientes maiores para ter muito gelo e usar por muito tempo.
  • Realize a limpeza do climatizador com frequência para garantir toda a eficiência do aparelho. Não se esqueça de tirar da tomada para evitar levar um choque. Use um pano limpo e úmido para limpar todo o climatizador, tanto a parte exterior quanto interior, inclusive o filtro.
  • Caso o reservatório de água esteja muito sujo, você pode passar um pano com detergente neutro para limpá-lo. Não use produtos ‘multi-uso’.
  • Você pode limpar o filtro com água e sabão neutro e enxaguá-lo em água corrente. Espere secar e só então coloque de novo no aparelho. Coloque o filtro interno primeiro e depois o externo.
  • A água do reservatório deve ser trocada toda a vez que o aparelho for usado.
Gostou do conteúdo? Continue navegando em nosso blog e obtenha mais informação sobre climatizadores, umidificadores e ar condicionado.

Deixe um comentário