ClickFrio Ar-Condicionado

Gás do Ar Condicionado: Quanto tempo dura e quais tipos de gás?

Uma das principais dúvidas sobre o gás do ar condicionado é: Quanto tempo dura o gás? Quais são os tipos de fluido refrigerante? Visando esclarecer estas dúvidas, nossa equipe desenvolveu este conteúdo. Confira!

Gás do Ar Condicionado

O gás do ar condicionado é responsável por transformar o ar quente exterior em ar frio. Chamado também de fluido refrigerante ele garante o bom funcionamento do seu aparelho. Se ao longo do tempo, seu aparelho perder eficiência de refrigeração é muito provável que o gás seja o responsável.

Por isso é importante que você realize a manutenção e limpeza interna do seu aparelho também, para identificar possíveis problemas e evitar que o gás do ar condicionado acabe.

Quer saber quais são os principais cuidados para manter o seu ar condicionado funcionando perfeitamente? Neste artigo você vai entender melhor como controlar a duração do gás de seu aparelho os tipos de fluidos e muito mais.

O que é fluido refrigerante?

O gás ou fluido refrigerante são responsáveis pelo funcionamento do ar condicionado e pela climatização do ambiente. Esses gases/fluidos absorvem todo o calor do ambiente e transformam em ar frio através do ciclo de refrigeração.

Muitas fluidos já foram usados e conforme os anos foram passando e a tecnologia melhorando, atualmente, os modelos de ar-condicionado fazem isso com um consumo mais consciente e ecológico.

Isso significa que, estes “novos fluidos de ar-condicionado” causam menos impacto ao ambiente. Além disso, a maioria dos aparelhos atuais não emitem clorofluorcarbono, ou seja, emissão de CFC (que é uma substância extremamente tóxica tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos), por exemplo. Isso quer dizer que, as marcas e fabricantes estão cada vez mais ecologicamente responsáveis.

Tipos de gás do ar condicionado

Assim como exitem diversos tipos de ar condicionado, também existe mais de um tipo de gás do ar condicionado disponível no mercado.

Nesta sessão você vai entender quais são os principais fluidos e quais as diferenças entre eles. Fique atento, pois isso pode influenciar seu tempo e modo de uso. Portanto, deve também ser considerado ao escolher um aparelho, ou ainda ao tomar cuidados específicos para garantir maior duração do seu aparelho.

Gás R-410A

Gas R-410aO gás R-410A não emite clorofluorcarbono (CFC), portanto é ecologicamente consciente. É um componente não tóxico e não inflamável. Essas características fazem dele uma opção eficiente e totalmente segura.

Gás R-407C

Gas Refrigerante R-407CO gás R-407C é muito utilizado em aparelhos de ar condicionado Split, e assim como o anterior, também é um gás ecologicamente responsável. Dentre suas principais característica está alta performance e maior economia de energia. No entanto, os equipamentos que o usam este tipo de gás podem custar até 30% a mais. A diferença porém pode ser recuperada com a economia na conta de luz.

Gás R-22

Gas R22O fluido de gás R-22 é utilizado por muitas empresas na fabricação de ar condicionados. Ele possui um ótimo desempenho para produtos de baixa e média capacidade. No entanto, é altamente inflamável e pode causar graves problemas de saúde se em contato com a pele ou inalado. Além disso, também é nocivo ao meio ambiente.

Por conta disso, o seu uso tem sido reavaliado e substituído por diversas marcas. O processo de alteração é no entanto gradual. Sendo assim, muitos aparelhos ainda utilizam esse tipo de gás.

Quanto tempo dura o gás do ar condicionado?

Quando usado da forma correta o gás do ar condicionado não acaba, apenas sofre transformações físicas. Se for constatada a falta de gás no seu aparelho, a causa pode ser uma falha durante a instalação.

Outra hipótese é de que o aparelho possa ter vindo com quantidade inadequada de gás da fábrica. Danos na tubulação ou ainda envelhecimento do sistema também podem ser a causa. O mais comum, no entanto, é o vazamento de gás. Vazamentos que persistirem por um longo período, podem até mesmo fazer com que o aparelho pare de funcionar.

Por conta disso, realizar manutenção preventiva no ar condicionado aumenta sua vida útil. E você pode até conseguir dessa forma diminuir o consumo de energia elétrica. O técnico é o responsável por avaliar a necessidade de uma possível troca de gás.

Como saber se o gás do meu ar-condicionado está vazando?

Como foi dito o gás do ar-condicionado não acaba, no entanto, algumas práticas preventivas podem estender o prazo de validade e eficiência do seu ar condicionado. O primeiro deles é realizar uma manutenção  frequente com um profissional qualificado. Isso significa garantir que um técnico possa verificar as condições de uso daquele aparelho periodicamente.

O técnico pode realizar o teste de estanqueidade, também conhecido como teste de vazamento. Este é o mais indicado para diagnosticar a perda de gás em seu aparelho. Na maioria dos casos você pode no entanto perceber certos sinais. Fique atento à eles, e quando observá-los chame um técnico para confirmar e corrigir o problema.

Um destes sinais é quando o aparelho perde a eficiência e passa a refrigerar cada vez menos. Quando o vazamento já ocorre há um bom tempo, o ar condicionado pode não ligar ou então desligar sozinho logo após ser ligado.

Apenas um profissional da área de climatização pode repor o gás do ar condicionado. Se o seu aparelho ainda estiver dentro do prazo de garantia e foi instalado por um técnico autorizado da marca, você pode acionar a central da Assistência Técnica do fabricante. Se no entanto quem fez a instalação do seu aparelho foi um profissional autônomo, entre então em contato com ele ou outro especialista.

Como escolher o aparelho com fluido refrigerante ideal?

Existem muitos fatores que devem ser considerados na hora de escolher o melhor ar condicionado para o seu dia a dia, e um deles é o tipos de gás presente no aparelho e seu desempenho energético. Pois, quanto menor a eficiência do gás, maior será o consumo de energia elétrica. Além disso, é importante verificar se o gás é ecológico ou não. E não se esqueça também de verificar ele é inflável.

Abaixo separamos para você as melhores opções de ar-condicionado Split que faz o uso do fluido refrigerante ecológico (R-410A), confira:

Ar-Condicionado Electrolux 9000 BTUs Frio – Linha Ecoturbo

Ar Condicionado Split HW Comfee 9.000 BTUs 220V Frio

Ar Condicionado Split HW Inverter Springer Midea 18.000 BTUs Q/F

Ar-Condicionado Split Hw Elgin Eco Power 9.000 BTUs Frio 220v

Ar Condicionado Split HW Inverter Agratto Neo 12.000 BTUs Frio

Ar Condicionado Split HW Inverter Elgin Eco 9.000 BTUs 220V Frio

Ar Condicionado Split Hi Wall Elgin Eco Power 30000 BTUs Frio 220V

Ar-Condicionado Split Hw Springer Midea Inverter 12.000 Btus Q/F

Estas não são as únicas opções de ar condicionado com gás ecológico R-410A, você pode ver todos os modelos disponíveis clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Navegue em nosso site e tire todas suas dúvidas sobre ar condicionado. Confira nossos Reviews e matérias para ajudá-lo a escolher a aparelho que mais se encaixa as suas necessidades.

Deixe um comentário